Exposição: Beyond Van Gogh

Semana passada chegou a São Paulo essa exposição super aguardada e que já passou por cem cidades ao redor do mundo. A mostra imersiva conta vida e obra de Vincent Van Gogh através de projeções que envolvem o visitante.

Logo na entrada, atravessamos uma cortina de girassóis – símbolo forte na obra de Van Gogh por remetê-lo à infância nos campos da zona rural da Holanda – e passamos por um caminho iluminado e repleto das mesmas flores. A experiência já começa ali.

Na antessala, painéis exibem trechos de cartas trocadas entre Vincent Van Gogh e seu irmão Theo, além de contar parte de sua história, como quando se descobriu artista e todo o sofrimentos envolvido nesse processo.

“O que sou aos olhos da maioria das pessoas? Um ninguém ou uma raridade ou uma pessoa desagradável, alguém que não tem e não terá uma posição na sociedade, em resumo, estou um pouco mais abaixo que o mais baixo. Muito bem, supondo que tudo é realmente assim, então através do meu trabalho eu gostaria de mostrar o que há no coração de um estranho, de um senhor ninguém.”

(Trecho de carta a seu irmão)

Por fim, o grand finale: o salão principal exibe o espetáculo formado por 40 projetores a laser (pela primeira vez no Brasil) que exibem 300 obras do artista produzidas em seus últimos anos de vida. São 82 milhões de pixels exibidos em 35 minutos de looping. Para tornar isso possível, há um servidor com potência para abastecer uma empresa com 100 mil funcionários. É, além de tudo, um show de tecnologia.

É encantador e emocionante. Você está dentro das obras. No chão, em volta, tudo tem cores, pinceladas, sentimentos e emoções. Otto ficou super atento. E eu, sem palavras. É um passeio e tanto, que traz não só cultura e conhecimento, mas também, emociona. Imperdível.

Beyond Van Gogh está no estacionamento do Morumbi Shopping (Piso G4) até dia 03/07. Os ingressos vão de R$ 70 a R$ 200. Com apenas uma semana em cartaz, já foram vendidos 20 mil ingressos; a expectativa é que sejam vendidos 200 mil até o final da temporada. Corre para garantir o seu e não perder essa experiência!

Publicado por

Fabiola Mininel

Jornalista, mãe e apaixonada por moda

Deixe uma resposta