Continuamos a nossa série de exercícios de domínio pessoal. Na semana passada começamos a praticar a observação dos pensamentos e entender mais sobre como eles afetam nossas atitudes e energia.
Hoje nós vamos desacelerar e fazer nossas atividades com mais atenção e cuidado. Principalmente aquelas que já estão automatizadas no nosso sistema.
Qual foi a última vez que você sentiu o gosto refrescante da sua pasta de dente? Ou então, sentiu o gosto daquele chocolate que você ama e sempre come?
Estou falando de sentir de verdade, como da primeira vez que você fez!
O desafio dessa semana é fazer todas as suas tarefas sem pressa e isso não significa fazer devagar, mas sim fazer atentamente, prestando atenção nos detalhes, em como você faz e quais as sensações que tem enquanto faz.
Sua conversa mental irá interromper a sua atenção várias vezes durante a prática, valide o pensamento e deixe-o ir. Assim que perceber que está acontecendo, volte a sua atenção imediatamente a sua tarefa e ao seu momento presente.
Respire devagar e profundamente quando sentir dificuldade em manter a atenção, isso irá te ajudar muito. É o que chamamos de meditação ativa.
Pratique também ao conversar com alguém. Preste atenção plena no que a pessoa está dizendo, como está dizendo, no rosto dela, no jeito dela enquanto fala. Saia do contexto e não deixe a sua mente preparar respostas, somente ouça com atenção o que o outro te entrega. Se estiver falando ao telefone, não faça outras tarefas simultaneamente, se possível feche os olhos e concentre-se na voz da pessoa.
Se o seu crítico interno estiver lhe dizendo que você não tem tempo ou que não pode agir assim porque sobra tarefa e falta tempo no seu dia para fazer tudo, saiba que você precisa mais do que imagina desse exercício.
Anote no seu diário de jornada como se sentiu ao praticar a atenção plena, se você se sentiu mais produtiva e quais as atividades que você nem se lembrava mais como era fazê-las de tão automatizado que estava no seu sistema.
Não esqueça de comentar aqui porque a sua experiência pode inspirar e ajudar outras pessoas.
Luz e sucesso!
Esse texto foi escrito por Flávia Gimenes, empreendedora, terapeuta, leader coach e advogada fundadora da Líder de Si Desenvolvimento e Evolução. Sigam no Instagram @lidersesi.de para acompanhar conteúdos enriquecedores sobre autoconhecimento, desenvolvimento pessoal e liderança humanizada.