Como tirar o visto americano para bebê

Outro dia fiz um post detalhado sobre como tirar o passaporte do bebê, que você pode ler aqui. Como estamos pensando em ir para os Estados Unidos em breve, então precisei providenciar também o visto. Aqui vai o passo a passo para solicitar:

Primeiro, é preciso preencher o formulário DS-160, que você encontra acessando este link: https://ceac.state.gov/GenNIV/Default.aspx

É um formulário longo, então sugiro que vá preenchendo e salvando para não perder os dados já armazenados. Após preencher o formulário, acesse esse link https://ais.usvisa-info.com/en-br/niv/users/sign_in

Nele você irá criar um cadastro, pagar a taxa de U$ 160 e fazer o agendamento para entrega dos documentos.

Depois, você deve comparecer ao CASV (Centro de Apoio ao Solicitante de Visto) na data agendada.

No caso de menores de 14 anos, não é necessário fazer entrevista (o que agiliza bem o processo) e a criança não precisa estar presente. Mas é necessário levar uma foto 5×5 em fundo branco tirada há menos de seis meses.

Eu levei duas fotos diferentes porque soube que vistos de bebês podem ser negados por conta de fotos fora do padrão. Como precisei levar Otto comigo no dia do agendamento, a atendente me informou que caso nenhuma das duas fotos fossem aceitas, o agente do consulado iria tirar outra na hora, já que ele estava presente. Se não estivesse, eu teria tirar outra foto.

Caso precise reagendar a data no CASV, você tem até 24 horas antes do dia agendado para acessar o sistema e alterar a data.

Documentos solicitados

  • Passaporte válido do bebê
  • Foto 5×5 de fundo branco
  • Página de confirmação do formulário DS-160
  • Página da confirmação de agendamento do CASV
  • Cópia do visto dos pais (não é obrigatório, mas ajuda)

No CASV

Esse agendamento é para conferência dos documentos e entrega do passaporte para emissão do visto. Os horários são agendados com 15 minutos de intervalo, e, apesar de cheio, o processo é bem organizado.

Primeiro passamos por uma triagem, a atendente conferiu os documentos e deixou organizado para o agente do consulado; no andar de cima, foi conferido novamente, eu entreguei as duas fotos do Otto e uma delas foi aceita. Então ele ficou com o passaporte e informou que o contato seria feito por e-mail em até 5 dias úteis para avisar sobre a entrega do visto.

O prazo foi preciso. Depois de 5 dias úteis recebi o e-mail informando que o visto estava liberado. Então, acessei novamente o sistema do consulado neste link https://ais.usvisa-info.com/en-br/niv/users/sign_in para agendar a retirada. É necessário levar impressa a página de confirmação do agendamento, documento de identificação da criança e do responsável comprovando o parentesco. Pronto!

Otto já tem visto com validade de 10 anos e pode viajar para os Estados Unidos. O processo todo, desde o preenchimento e envio do formulário DS-160, até a retirada do documento levou 21 dias corridos, isso porque acabei demorando um pouco mais para buscar o passaporte. Caso tivesse ido assim que o documento foi liberado, teria demorado 14 dias corridos.

Gostou do post? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

Deixe uma resposta

%d