O que fazer em caso de engasgo do bebê

engasgo post desengasgo

Hoje vou falar de um assunto super chato, mas bem importante e necessário saber, que é a manobra de Heimlich, ou manobra de desengasgo para o bebê. Isso é muito sério e pode acontecer muito mais do que imaginamos, por isso resolvi trazer esse assunto.

Passamos por sustos de engasgo duas vezes com Otto e é assustador. Ele tinha mais ou menos três meses. Na primeira vez, eu estava dormindo e meu marido acordado, Otto dormia no mini-berço ao lado da minha cama. Meu marido percebeu algo estranho e, quando foi ver, ele estava engasgado. Rapidamente o pegou, bateu nas costas e aspirou o nariz para que ele voltasse a respirar. Foi muito rápido, mas ele já estava ficando roxinho.

Na segunda vez, eu estava sozinha com ele. Eram quase 8h da manhã, horário da mamada, eu estava tirando leite e ele estava no quarto comigo quando percebi o engasgo e ele começou a ficar vermelho. Larguei tudo, o peguei e comecei a fazer a manobra. Virei o rostinho para baixo e dei os tapas nas costas, foi tudo tão rápido. Quando olhei ele ainda estava vermelho, dei mais batidas nas costas até que ele voltou.

Acho válido falar que nessa idade eles ainda não sabem respirar pela boca, portanto, se tiver algo obstruindo o nariz também pode atrapalhar a respiração, que foi o que aconteceu nas duas vezes. Ele já havia mamado há algum tempo, tinha arrotado, estava tudo certo. Mas deve ter regurgitado e o leite voltou, parando no nariz, causando o engasgo/afogamento.

Abaixo coloquei uma ilustração que explica bem como proceder com a manobra em caso de engasgo:

engasgo

É muito importante tentar manter a calma e saber como agir em um momento como esse. Pode salvar a vida do bebê. Compartilhe este conteúdo, ele pode ajudar outras pessoas.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Fabiola Mininel

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading